ABMLPM

21/06 - Benefícios previdenciários por incapacidade no Brasil



Em 21 de junho, às 19h30, a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) promove a terceira edição do Encontro a Distância (EAD) – 2022, com transmissão on-line para todo o país. O tema da palestra é “Benefícios previdenciários por incapacidade no Brasil”.

Em 21 de junho, às 19h30, a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) promove a terceira edição do Encontro a Distância (EAD) – 2022, com transmissão on-line para todo o país. O tema da palestra é “Benefícios previdenciários por incapacidade no Brasil”.

O evento será conduzido pelo Dr. João Silvestre da Silva Jr, médico especialista em Medicina Legal e Perícia Médica e em Medicina do Trabalho, Perito Médico Federal com Especialização em Direito Previdenciário e Professor e Pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Centro Universitário São Camilo.

Já a moderação ficará a cargo do Dr. Carlos Alberto Araújo Chagas, especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela ABMLPM e Professor Adjunto do IV Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O tema central é de grande importância para os profissionais da medicina legal e para os médicos peritos. Segundo a Dra. Carmen Silvia Miziara, do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atual presidente do Conselho de Ensino, Titulação e Certificação da ABMLPM, é essencial que os especialistas tenham a mais ampla compreensão dos procedimentos adequados em casos de benefícios previdenciários por incapacidade.

“Com o curso, compartilharemos informações sobre as normas envoltas no processo, sobre detalhes do processo de avaliação e quais são os procedimentos próprios para que a justiça seja realmente estabelecida para o trabalhador. Então, o principal objetivo é disseminar essas informações novas e com fundamento para a tomada decisão de uma forma segura e justa”, explica.

Tema essencial

A palestra ainda abordará conceitualmente a previdência social no Brasil, principalmente no setor privado. Serão apresentados pontos como o benefício por incapacidade temporária, o panorama atual do país em número de benefícios concedidos, os principais tipos de doença e a epidemiologia. Além disso, serão discutidas as ferramentas utilizadas pela perícia médica previdenciária para configurar a relação da doença/acidente com o ambiente e condições de trabalho do solicitante.

Especialista no assunto, o palestrante Dr. João Silvestre da Silva Jr, reforça o EAD como uma rica fonte de conhecimento para os profissionais da medicina legal e perícia médica. “Somos os responsáveis por fazer a avaliação técnica da incapacidade laborativa. É a avaliação do perito que vai justificar o benefício para a pessoa que sofreu o acidente ou que está doente. Então conhecer o panorama e a epidemiologia desses benefícios é importante para entender quais são as principais ferramentas que devem ser utilizadas”.

Por meio do seu EAD, a ABMLPM investe no desenvolvimento e valorização da especialidade, além de apoiar a qualificação contínua de seus associados.

Para se inscrever acesse: https://abmlpm.hotscool.com/p/cursos.

Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica © Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web